SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1A reforma da legislação processual aplicável à arbitragem desportiva necessáriaSobre a responsabilidade civil dos clubes e das federações por danos decorrentes de comportamentos praticados por espectadores em espectáculos desportivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versión On-line ISSN 2183-184X

Resumen

ALMEIDA, José Mário Ferreira de. O ÁRBITRO DO TRIBUNAL ARBITRAL DO DESPORTO PORTUGUÊS. e-Pública [online]. 2021, vol.8, n.1, pp.29-52.  Epub 01-Feb-2022. ISSN 2183-184X.  https://doi.org/10.47345/v8n1art3.

O presente texto procura descrever e analisar o estatuto do árbitro do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) tal como resulta da Lei do TAD, aprovada pela Lei n.º 74/2013, de 6 de setembro com as alterações introduzidas pela Lei n.º 33/2014, e dos regulamentos recentemente aprovados, especialmente no Estatuto Deontológico do Árbitro do TAD em vigor desde 15 de novembro de 2020. Acrescentam-se algumas notas sobre o que se considera dever ser, na perspetiva do autor, a linha de aperfeiçoamento do quadro de poderes e deveres do árbitro no contencioso desportivo. Apesar se ser muito recente a criação da singular entidade que constitui o TAD, a observação das práticas impôs uma revisão do quadro regulamentar originário (aplicável à arbitragem voluntária e no quadro deontológico), permitindo um juízo crítico sobre a adequabilidade das soluções vigentes ante as especificidades do caso desportivo, bem como a formulação de propostas que concorram para a concretização dos objetivos subjacentes às opções do legislador de 2013-1014.

Palabras clave : TAD - Tribunal Arbitral do Desporto; árbitro; estatuto; poderes; deontologia..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )