SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número13Igualdade, Justiça e Fraternidade: A identidade dos operários tabaqueiros de Lisboa (1860-1936)Patrimônio, indústria e cerveja: olhares sobre a antiga Cervejaria Antarctica em Joinville/SC, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos do Arquivo Municipal

versión On-line ISSN 2183-3176

Resumen

GARCIA, Beatriz Peralta. A representação do trabalho fabril na literatura socialista portuguesa: Da fundação do Partido Socialista Português à Primeira República (1875-1910). Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2020, vol.ser2, n.13, pp.85-95. ISSN 2183-3176.

A literatura foi um dos instrumentos da intelectualidade operária para a difusão do ideal socialista e para a denúncia das suas condições de trabalho e de vida. Trata-se de um tema ainda pouco explorado pela historiografia, mas contamos com alguns trabalhos publicados nos últimos anos que nos permitem avançar no conhecimento de dados concretos, como as narrativas, peças de teatro e poemas criados pela intelectualidade operária com este intuito. Paralelamente, estas obras oferecem informação valiosa sobre as condições de trabalho nas fábricas, o uso dos instrumentos de defesa como a greve e as organizações de classe, e as preocupações dos operários. Neste artigo pretendemos mostrar a evolução da perceção e do tratamento dado ao trabalho fabril na literatura socialista, desde a fundação do Partido Socialista Português à proclamação da República.

Palabras clave : Literatura socialista; Dramaturgia socialista; Partido Socialista Português; Intelectualidade operária; Trabalho operário.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons