SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número15O Montepio Literário e a Revolução de 1820. Princípios mutualistas para professores e homens de letras (1813-1821)Os batalhões escolares do município de Lisboa: organização e práticas rituais (década de 1880) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos do Arquivo Municipal

versión On-line ISSN 2183-3176

Resumen

MENDES, José Amado. Organizações sem fins lucrativos: responsabilidade social pautada por valores, 1820-1910. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2021, vol.ser2, n.15, pp.27-44.  Epub 01-Jun-2021. ISSN 2183-3176.

As organizações sem fins lucrativos ou do terceiro setor não têm merecido a devida atenção da parte dos investigadores. Todavia, sobretudo na sua segunda metade de Oitocentos, elas tiveram uma relevância considerável, à medida que a industrialização se intensificou e devido aos seus efeitos, nos mais desfavorecidos. Com a deslocação da mão de obra para os centros urbanos ou mais industrializados, foi crescendo o número dos carenciados. Assim, o movimento associativo ‒ associações de socorros mútuos, cooperativas, associações de classe e sindicatos ‒ contribuiu de forma notória para apoiar, solidária e mutuamente, os mais desfavorecidos. Tratou-se das raízes do movimento que tem vindo a ganhar força nas últimas décadas e que, sob diversas designações, desempenha função similar à das associações oitocentas, com as devidas adaptações ao contexto atual.

Palabras clave : Associativismo; Responsabilidade social; Terceiro setor; Valores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )