SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número15Os batalhões escolares do município de Lisboa: organização e práticas rituais (década de 1880)Novo espaço educativo para a infância: o jardim de infância índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos do Arquivo Municipal

versão On-line ISSN 2183-3176

Resumo

RUAS, Telma de Mattos. O ensino primário em Lisboa durante a monarquia constitucional: contributos para o seu estudo. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2021, vol.ser2, n.15, pp.55-72.  Epub 01-Jun-2021. ISSN 2183-3176.

No ano em que se assinalam os 200 anos da Revolução Liberal revisitamos um dos temas que mais estimulou o debate parlamentar e a discussão político-social na sociedade portuguesa oitocentista: a instrução pública. Passados dois séculos, a instrução e a educação continuam a ser temas que merecem investigação e análise. Estão no centro da disputa política, provocam debate social e constituem motivo para avaliações de diversa ordem. A adoção dos princípios políticos liberais defensores da descentralização política e administrativa do Estado ao longo do século XIX refletiu-se na reforma educativa ou a opção pelo centralismo foi a solução para a restruturação do sistema de ensino? A oscilação ideológica do debate político em torno das competências administrativas foi constante e assumiu um papel relevante na concretização do principal propósito político-social oitocentista: dotar o indivíduo de conhecimentos elementares que lhe permitissem o exercício da cidadania. Estamos perante um desígnio fundamental que suscitou a colaboração de toda a sociedade, de todas as instituições. Neste contexto, como atuou a Câmara de Lisboa na promoção da educação popular? Fundamentalmente através da instituição, organização e supervisão de estabelecimentos de instrução pública, procurando contribuir na sua área de influência política e administrativa para o desenvolvimento da cidadania.

Palavras-chave : Instrução; Educação; Reforma administrativa; Administração escolar; Câmara Municipal de Lisboa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )