SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número15O ensino primário em Lisboa durante a monarquia constitucional: contributos para o seu estudo¿Fueron las esculturas un débil instrumento de nacionalización en Portugal? Revolución y monarquía en Lisboa y provincias (1820-1910) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos do Arquivo Municipal

versión On-line ISSN 2183-3176

Resumen

MORAES, Thais Palmeira. Novo espaço educativo para a infância: o jardim de infância. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2021, vol.ser2, n.15, pp.73-86.  Epub 01-Jun-2021. ISSN 2183-3176.

O presente artigo tem a intenção de referir alguns acontecimentos relacionados com a infância ao longo do século XIX, sobretudo em seu último quartel. Naquele tempo, assistiu-se à consolidação da conceção de infância enquanto período de vida, bem como ao reconhecimento da criança como um ser diferente do adulto, dotado de particularidades, que exigia cuidados e educação numa progressão de respeito ao desenvolvimento físico e mental do ser infantil. O abandono de crianças passava a ser combatido. Ganhavam força as ideias de que era junto da família que a criança deveria estar, crescer e viver, e de que a maternidade era o destino ou principal missão de vida de todas as mulheres. Em Lisboa, surgiam novos espaços educativos para a infância. Entre eles, o Jardim de Infância, escola infantil fundada no ano de 1882.

Palabras clave : Maternidade; Educação infantil; Jardim de Infância; Froebel; Câmara Municipal de Lisboa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )