SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número16Um olhar sobre os materiais de interesse histórico que constroem o património: apontamentos em torno de uma experiência multidimensionalOrigin and technology of the Georgian brick at Fade Mansion, Dublin, built c. 1728 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos do Arquivo Municipal

versão On-line ISSN 2183-3176

Resumo

GARCIA-PEREDA, Ignacio  e  MARCILLA, Melisa Pesoa. La utilización del corcho en la construcción: innovación, instituciones y aplicación en Lisboa durante la década de 1940. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2021, vol.ser2, n.16, pp.33-46.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 2183-3176.

A cortiça esteve presente na vida quotidiana, estabilizada como um material de construção, desde princípios do século XX. A partir de finais do século XIX, com o advento de novas patentes, o material é valorizado pela indústria dos Estados Unidos. Neste artigo, abordaremos a afirmação da cortiça como material de construção, a partir da análise de um laboratório de Lisboa e de duas obras na mesma cidade, onde se percebe que as novas utilizações decorrem não só do desempenho técnico (acústico e térmico) do material, mas também de uma associação a uma imagem de modernidade. Em síntese, o cruzamento entre as variáveis institucional, empresarial e arquitetónica, permite-nos entender a complexidade do processo que possibilita à cortiça posicionar-se no âmbito da construção.

Palavras-chave : Cortiça; Lisboa; História da construção; Investigação I+D.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )