SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 issue16From Santo Antão College to Alto de São João: territory, construction and materials of Quinta of Xabregas (18th century)Iron as an architectural and urban language in the city of Lisbon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Cadernos do Arquivo Municipal

On-line version ISSN 2183-3176

Abstract

BOUSNINA, Monia. Marqueur identitaire et vecteur de transmission : l’architecture en toub, un patrimoine en danger. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2021, vol.ser2, n.16, pp.138-152.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 2183-3176.

A sociedade argelina do Saara é fundamentalmente concebida como uma sociedade tradicional, na qual a arquitetura surgiu de uma cristalização de valores sociais. Com referência ao passado, perpetua a memória e transmite conhecimentos. Esta contribuição pretende definir os fatores determinantes na conceção deste património edificado que tende a desaparecer. A partir de um estudo urbano, arquitetónico e antropológico, confirma a importância do material de construção (toub) na constituição do modelo cultural. O material dá forma à arquitetura popular feita à medida do homem, e para o homem, através da qual a cultura de um povo (de uma sociedade) é materialmente transcrita. Adaptado às exigências do clima, muitas vezes uma reprodução reduzida da ordem cósmica, o habitat tradicional do Saara estabelece o equilíbrio entre o homem, o meio ambiente e a sua cultura.

Keywords : Património; Meio-ambiente; Toub; Modelo; Transmissão.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )