SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número16Do Colégio de Santo Antão ao Alto de São João: território, obras e materiais da Quinta de Xabregas (século XVIII)O ferro como linguagem arquitetónica e urbana na cidade de Lisboa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos do Arquivo Municipal

versão On-line ISSN 2183-3176

Resumo

BOUSNINA, Monia. Marqueur identitaire et vecteur de transmission : l’architecture en toub, un patrimoine en danger. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2021, vol.ser2, n.16, pp.138-152.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 2183-3176.

A sociedade argelina do Saara é fundamentalmente concebida como uma sociedade tradicional, na qual a arquitetura surgiu de uma cristalização de valores sociais. Com referência ao passado, perpetua a memória e transmite conhecimentos. Esta contribuição pretende definir os fatores determinantes na conceção deste património edificado que tende a desaparecer. A partir de um estudo urbano, arquitetónico e antropológico, confirma a importância do material de construção (toub) na constituição do modelo cultural. O material dá forma à arquitetura popular feita à medida do homem, e para o homem, através da qual a cultura de um povo (de uma sociedade) é materialmente transcrita. Adaptado às exigências do clima, muitas vezes uma reprodução reduzida da ordem cósmica, o habitat tradicional do Saara estabelece o equilíbrio entre o homem, o meio ambiente e a sua cultura.

Palavras-chave : Património; Meio-ambiente; Toub; Modelo; Transmissão.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )