SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número16Marqueur identitaire et vecteur de transmission : l’architecture en toub, un patrimoine en dangerMetais “modernos” em património edificado: desempenho em ambiente exterior índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos do Arquivo Municipal

versão On-line ISSN 2183-3176

Resumo

SILVA, José Miguel  e  ABREU, Gil. O ferro como linguagem arquitetónica e urbana na cidade de Lisboa. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2021, vol.ser2, n.16, pp.153-180.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 2183-3176.

Com a fundição da indústria com a arte no século XIX, surge o ferro fundido como processo crescente na construção e ornamentação das cidades. Este processo de industrialização foi determinante na difusão de características-tipo, suporte para a transformação da cidade com novas linguagens, formas e escalas. O objetivo deste estudo é construir uma síntese desenhada que caracterize o ferro como linguagem arquitetónica e urbana na cidade de Lisboa. O estudo pretende constituir-se como uma ferramenta gráfica representativa da aplicação deste material no tecido construído, definido por elementos de linguagem arquitetónica e elementos de linguagem de espaço público. Os elementos identificados procuram traduzir a diversidade, composição e repetição de situações presentes no universo de estudo, caracterizados textual e graficamente de forma comparável com desenhos síntese em escalas idênticas.

Palavras-chave : Morfologia; Tipologia edificada; Elementos de linguagem arquitetónica; Elementos de linguagem de espaço público; Ferro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )