SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número18O julgamento de si no outro: a viagem de Victor Cousin da França a países alemães e suas implicações pedagógicasEntre Comenius e Rousseau: reflexões sobre infantes e adultos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos do Arquivo Municipal

versão On-line ISSN 2183-3176

Resumo

SILVA, Magda. A natureza da criança e a invenção de um meio interessante: a educação da infância enquanto tecnologia do instinto. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2022, vol.ser2, n.18, e202203.  Epub 15-Jul-2022. ISSN 2183-3176.  https://doi.org/https://doi.org/10.48751/cam-ae7b-rg30.

Este artigo propõe-se discutir a educação da infância enquanto tecnologia do instinto. Por tecnologia revelo a sua filiação às perspetivas abertas por Michel Foucault, a propósito do poder nas sociedades modernas. Por instinto, refiro-me a um conjunto de objetos teóricos, identificados pelo mesmo autor, que por meados do século XIX puderam entrar nas regras do discurso psiquiátrico. O que aqui se pretende, portanto, é analisar como uma noção de instinto pôde ser absorvida e funcionar no interior do discurso médico-pedagógico que marcou, de forma inovadora, as primeiras décadas do século XX. Neste sentido, visitam-se autores relevantes, no debate então atual, com o intuito de discutir os modos como ao mesmo tempo que se organizou o emolduramento que melhor proporcionaria um desenvolvimento infantil, esse também se dotou de um caráter terapêutico diante de determinados aspetos inatos, atribuindo à educação da infância as competências de um decisivo e precoce campo de prevenção da anormalidade.

Palavras-chave : Natureza Infantil; Instinto; Meio Natural; Sublimação; Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )