SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número18A natureza da criança e a invenção de um meio interessante: a educação da infância enquanto tecnologia do instintoA favor ou contra Castilho? Rede de apoiadores no império brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos do Arquivo Municipal

versión On-line ISSN 2183-3176

Resumen

SANTOS, Shirley dos. Entre Comenius e Rousseau: reflexões sobre infantes e adultos. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2022, vol.ser2, n.18, e202206.  Epub 15-Jul-2022. ISSN 2183-3176.  https://doi.org/https://doi.org/10.48751/cam-qfh7-3j87.

Busca-se os rastros de um enredo no qual figuram adultos e crianças durante a formação da cultura escolar na Idade Moderna. Almeja-se vislumbrar a longa duração, sem desmerecer os aspectos circunstanciais, trazendo à tona parcelas dos discursos de autores dos séculos XVII e XVIII. Espera-se adentrar o cenário esboçado nos trechos selecionados, que participaram da tessitura dos ritmos escolares em tal fragmento de tempo. Para isso, serão utilizados os contextos de Comenius e Rousseau como balizas temporais, sem precisão exagerada. Talvez, possamos, pensando no diálogo desses autores com seus ouvintes e/ou leitores da época, penetrar em partes das fontes, almejando conexão com as visões sobre infantes e adultos.

Palabras clave : Adultos; Crianças; Comenius; Rousseau; Modernidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )