SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número18Entre Comenius e Rousseau: reflexões sobre infantes e adultosO Museu Pedagógico Municipal de Lisboa: do complexo educativo municipal aos museus dirigidos às classes trabalhadoras (1875-1892) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos do Arquivo Municipal

versión On-line ISSN 2183-3176

Resumen

ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de. A favor ou contra Castilho? Rede de apoiadores no império brasileiro. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2022, vol.ser2, n.18, e202207.  Epub 15-Jul-2022. ISSN 2183-3176.  https://doi.org/10.48751/cam-cfw4-zf71.

O poeta português António Feliciano de Castilho (1800-1875) criou o Método Castilho para o ensino de leitura e veio para o Brasil em 1855, para realizar sua divulgação. Objetivando contribuir com o ensino da leitura e da escrita, propôs diferentes reformas na instrução primária e secundária em Portugal e no Brasil, incorporadas ao projeto da Modernidade, em que a escola calcada no tradicionalismo foi projetada como um palco de experimentações em um projeto de redenção pedagógica e social. Apesar de ter recebido várias resistências e o cancelamento de seu curso na corte brasileira, compareceram nas fontes históricas sujeitos brasileiros e portugueses que viviam na corte brasileira e que foram considerados “amigos” pelo poeta. O maior desafio metodológico deste artigo consistiu em rastrear esta rede de apoiadores deste projeto de instrução no império brasileiro. Esta análise será fundamentada em autores como Albuquerque (2019), Boto (2012) e obras memorialistas de Castilho (1902).

Palabras clave : Método Castilho; Leitura e escrita; Brasil; Império; Apoiadores de Castilho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )