SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número20A história das culturas escritas importaOlisipografia e Comemoração. Lisboa, Oito Séculos de História (1947-1956) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos do Arquivo Municipal

versão On-line ISSN 2183-3176

Resumo

NORAS, José Raimundo. “Belos companheiros”: diálogos artísticos no design dos livros de Sidónio Muralha (1920-1982). Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2023, vol.ser2, n.20, e202312.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 2183-3176.  https://doi.org/10.48751/cam-2023-20319.

Sidónio Muralha, “benjamim do neorrealismo”, foi um prolixo e versátil escritor, notabilizando-se enquanto poeta, sobretudo, no campo da literatura infantil. Propomos uma abordagem do diálogo artístico presente no design das suas obras publicadas, demonstrativo das redes de sociabilidade e das opções idiossincráticas do autor, no campo do neorrealismo e não só. Abordamos a globalidade da sua obra, não particularizando o género infantojuvenil, no qual, obviamente o papel do ilustrador assumiu outra preponderância. Procurámos demonstrar que, como fruto de amizades artísticas, quase “duplas criativas” e/ou de opções editoriais acertadas, a obra publicada de Sidónio Muralha viveu de um especial cuidado estético, por vezes reformulando os conceitos do livro objeto. No seu compromisso neorrealista, Sidónio elegeu a poesia como “companheira dos homens”, assim imaginamos os seus livros como “belos companheiros” ao serviço de uma causa maior.

Palavras-chave : Sidónio Muralha; Design; Ilustração; Neorrealismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )