SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.ser2 número20Olisipografia e Comemoração. Lisboa, Oito Séculos de História (1947-1956)A liberdade dos mares e as relações europeias no século XVII: a “guerra dos livros” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Cadernos do Arquivo Municipal

versión On-line ISSN 2183-3176

Resumen

SANTOS, Daniela Fernandes. Os privilégios de impressão de livros na carreira do tipógrafo António de Mariz. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2023, vol.ser2, n.20, e202314.  Epub 30-Oct-2023. ISSN 2183-3176.  https://doi.org/10.48751/cam-2023-20321.

No século inaugural da imprensa, o novo comércio do Livro potenciou o desenvolvimento de um setor que floresceu com incentivo régio e que cedo careceu de regulamentação, face a um novo ritmo de produção livreira. Neste contexto, surgiram os privilégios de impressão e venda de livros, que instituíam uma «lei privada» atuando em favor de um suplicante - o autor, o impressor, o livreiro ou o editor do livro - que garantia um exclusivo de impressão e de venda da obra impressa com privilégio. Ao longo do século XVI foram outorgadas centenas de privilégios em Portugal, impulsionando um sistema de petição e concessão de privilégios, que constituíram diferentes categorias. No presente artigo, apresentamos as principais características deste sistema e o impacto que a exclusividade de impressão de livros teve na carreira de um célebre tipógrafo português do século XVI, António de Mariz.

Palabras clave : História do Livro Antigo; Tipografia; Privilégios de impressão; António de Mariz; Século XVI.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )