SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The Ideology of Consumption in Fashion: a Diachronic PerspectivePortuguese cultural identity: from colonialism to post-colonialism: Social memories, images and representations of identity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicação e Sociedade

Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575

Abstract

MOURA, Mónica  and  ALMEIDA, Mariana Dias. A relação entre a sustentabilidade e o design de moda contemporâneo: uma análise sobre o segmento jeanswear. Comunicação e Sociedade [online]. 2013, vol.24, pp.232-250. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.24(2013).1786.

A moda é um dos reflexos que melhor expressa as dinâmicas do contemporâneo, e a sustentabilidade é um dos agentes questionadores do conceito e da abordagem da moda e do design de moda, assim, a proposta deste artigo é apresentar uma análise crítica da relação da moda com a sustentabilidade, com o objetivo de confrontar e verificar os discursos defendidos por empresas do segmento jeanswear e o desenvolvimento de seus produtos de vestuário, chamados de sustentáveis . A fundamentação parteda revisão da literatura dessas áreas somada à pesquisa de campo com entrevistas estruturadas, aplicação de questionários e posterior análise das discursos e divulgação por parte das empresas.

Keywords : Moda Contemporânea; sustentabilidade; Jeanswear.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License