SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Respect for privacy begins when gathering informationThe (non)regulation of the blogosphere: the ethics of online debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicação e Sociedade

Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575

Abstract

HASNAT, Mohammad Ofiul. Credibilidade das redes sociais online: aos olhos dos jornalistas profissionais finlandeses. Comunicação e Sociedade [online]. 2014, vol.25, pp.202-219. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.25(2014).1869.

Este artigo analisa a alteração da estrutura de apresentação de notícias nas redes sociais, abordando as questões de credibilidade e de ética. Destaca os importantes fatores de precisão e de confiança, como forma de avaliar a relevância noticiosa e a credibilidade das notícias nas redes sociais. Têm emergido possíveis ideias de edição de conteúdos nas redes sociais, uma vez que a ausência de um processo de moderação tem levantado dúvidas acerca da credibilidade das redes sociais. Este estudo analisa o conteúdo de entrevistas temáticas realizadas com jornalistas profissionais selecionados, de quatro jornais diferentes: Lapin Kansa, Kaleva, Keskipohjanmaa e Österbottens Tidning, na Finlândia. Os resultados mostram que as redes sociais começaram a cumprir o objetivo de fazer chegar as notícias às pessoas e que estas redes irão emergir como media de pleno direito, no futuro, desde que a autenticidade, a credibilidade e a transparência da informação e da ética jornalística sejam asseguradas.

Keywords : Redes sociais; notícias; credibilidade; ética; profissionalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License