SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Communicational efforts for the construction of relationships in contemporary society: mediations and technologyThe urban landscape and fashion advertising: the case of the DKNY brand author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicação e Sociedade

Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575

Abstract

MATILLA, Kathy; MARCA-FRANCES, Guillem  and  OLIVEIRA, Andréa. Tipologias de Auditorias usadas pelos Diretores e pelas Agências de Comunicação e Relações Públicas: análise comparativa, Espanha - ECM. Comunicação e Sociedade [online]. 2014, vol.26, pp.234-243. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.26(2014).2037.

Um duplo estudo desenvolvido na Espanha com os sócios de Dircom - a associação de diretores de comunicação das maiores empresas do país - e com agências/consultoras de relações públicas e comunicação mostra que, atualmente, há uma tendência ao predomínio de uma orientação instrumental (tática) na prática profissional espanhola em comparação com o que ocorre em outros países europeus (ECM-European Communication Monitor). Isso se deduz da atribuição e do uso prevalente de auditorias claramente associadas ao controle de resultados Output.

Keywords : Auditoria; diretor de comunicação (“dircom"); evaluação; pesquisa estratégica; relações públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License