Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Comunicação e Sociedade
Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575
Abstract
MATILLA, Kathy; MARCA-FRANCES, Guillem and OLIVEIRA, Andréa. Tipologias de Auditorias usadas pelos Diretores e pelas Agências de Comunicação e Relações Públicas: análise comparativa, Espanha - ECM. Comunicação e Sociedade [online]. 2014, vol.26, pp.234-243. ISSN 1645-2089. https://doi.org/10.17231/comsoc.26(2014).2037.
Um duplo estudo desenvolvido na Espanha com os sócios de Dircom - a associação de diretores de comunicação das maiores empresas do país - e com agências/consultoras de relações públicas e comunicação mostra que, atualmente, há uma tendência ao predomínio de uma orientação instrumental (tática) na prática profissional espanhola em comparação com o que ocorre em outros países europeus (ECM-European Communication Monitor). Isso se deduz da atribuição e do uso prevalente de auditorias claramente associadas ao controle de resultados Output.
Keywords : Auditoria; diretor de comunicação (“dircom"); evaluação; pesquisa estratégica; relações públicas.