SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Esforços comunicacionais para a construção de relacionamentos na contemporaneidade: mediações e tecnologiaA paisagem urbana e a publicidade de moda: o caso da marca DKNY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Comunicação e Sociedade

versión impresa ISSN 1645-2089versión On-line ISSN 2183-3575

Resumen

MATILLA, Kathy; MARCA-FRANCES, Guillem  y  OLIVEIRA, Andréa. Tipologias de Auditorias usadas pelos Diretores e pelas Agências de Comunicação e Relações Públicas: análise comparativa, Espanha - ECM. Comunicação e Sociedade [online]. 2014, vol.26, pp.234-243. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.26(2014).2037.

Um duplo estudo desenvolvido na Espanha com os sócios de Dircom - a associação de diretores de comunicação das maiores empresas do país - e com agências/consultoras de relações públicas e comunicação mostra que, atualmente, há uma tendência ao predomínio de uma orientação instrumental (tática) na prática profissional espanhola em comparação com o que ocorre em outros países europeus (ECM-European Communication Monitor). Isso se deduz da atribuição e do uso prevalente de auditorias claramente associadas ao controle de resultados Output.

Palabras clave : Auditoria; diretor de comunicação (“dircom"); evaluação; pesquisa estratégica; relações públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons