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Comunicação e Sociedade
versão impressa ISSN 1645-2089versão On-line ISSN 2183-3575
Resumo
MATILLA, Kathy; MARCA-FRANCES, Guillem e OLIVEIRA, Andréa. Tipologias de Auditorias usadas pelos Diretores e pelas Agências de Comunicação e Relações Públicas: análise comparativa, Espanha - ECM. Comunicação e Sociedade [online]. 2014, vol.26, pp.234-243. ISSN 1645-2089. https://doi.org/10.17231/comsoc.26(2014).2037.
Um duplo estudo desenvolvido na Espanha com os sócios de Dircom - a associação de diretores de comunicação das maiores empresas do país - e com agências/consultoras de relações públicas e comunicação mostra que, atualmente, há uma tendência ao predomínio de uma orientação instrumental (tática) na prática profissional espanhola em comparação com o que ocorre em outros países europeus (ECM-European Communication Monitor). Isso se deduz da atribuição e do uso prevalente de auditorias claramente associadas ao controle de resultados Output.
Palavras-chave : Auditoria; diretor de comunicação (“dircom"); evaluação; pesquisa estratégica; relações públicas.