SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Narrative, history, and fiction: history games as boundary worksDigital narratives: a study of the Arcade Fire interactive music videos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicação e Sociedade

Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575

Abstract

FRANCA, Lilian Cristina Monteiro. Interatividade, expressividade e engajamento no newsgame “De volta a 1964: sua vida em tempos de ditadura". Comunicação e Sociedade [online]. 2015, vol.27, pp.335-351. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.27(2015).2105.

Em 2014, uma série de eventos tem marcado os 50 anos do golpe militar no Brasil, com destaque para a revista Superinteressante, que empreendeu a revisão dos fatos por meio do newsgame “De volta a 1964: sua vida em tempos de ditadura". A proposta deste paper é analisar o newsgame considerando-se a sua expressividade, engajamento e experiência proporcionados ao jogador com base nos conceitos desenvolvidos por Frasca (2001), Bogost (2008), Bogost, Ferrari & Schweizer (2010), Iurgel & Zagalo (2009), Ferrari (2009), Gonçalves & Zagalo (2010) Zagalo (2012), Sicart (2008), entre outros. A partir da experiência com o jogo foram categorizados os níveis de interatividade e reatividade disponibilizados, de acordo com os possíveis percursos a serem trilhados pelo leitor/jogador. A análise desenvolvida permite verificar até que ponto o exercício de simulação proposto delineia narrativas vinculadas ao perfil editorial da revista e em que medida pode fomentar o debate público.

Keywords : Newsgames; interatividade; expressividade; engajamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License