SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Narrativas digitais: um estudo sobre os videoclipes interativos da banda Arcade FireEntre a norma e a exceção: assimetrias de género nas newsmagazines portuguesas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Comunicação e Sociedade

versión impresa ISSN 1645-2089versión On-line ISSN 2183-3575

Resumen

MARTINS, Moisés de Lemos. A liberdade académica e os seus inimigos. Comunicação e Sociedade [online]. 2015, vol.27, pp.405-420. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.27(2015).2109.

Em nome da certificação da ‘qualidade' e da ‘excelência', a Universidade parece hoje condenada a celebrar apenas procedimentos, que no ensino e na investigação certificam rotinas e conformidades, eficiências e utilidades, confirmando a hegemonia da razão instrumental. É meu propósito, neste ensaio, todavia, refletir sobre a liberdade académica na universidade. Esta questão impõe que façamos recair a nossa interrogação sobre a natureza da própria universidade, sobre a profissão académica, e também sobre a sua vocação e missão. O que é, hoje, a universidade? Que forças a atravessam? Que abalos tem sofrido? A que ameaças está sujeita? Que contradições são as suas? Com que exigências se confronta? Que respostas têm que ser as suas?

Palabras clave : Universidade; modernidade; vocação e missão universitárias; avaliação de desempenho; governação da universidade; liberdade académica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons