SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31The world in a bottle and the archeology of staging: audiovisual recording as registers of opera productionsMonsters, machines and popcorn: theatre of the oppressed and street protest author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicação e Sociedade

Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575

Abstract

BARROS, Né. Dança e medialidade: para uma discussão ontológica e ética do corpo performativo. Comunicação e Sociedade [online]. 2017, vol.31, pp.57-67. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2604.

A partir dos finais do século XIX podemos assistir a pelo menos duas grandes mudanças nos posicionamentos poéticos sobre a dança, introduzindo, assim, maiores desafios ao pensamento filosófico e estético sobre esta arte. A primeira mudança poderia ser identificada como rutura com um legado, uma rutura coincidente com todos os passos dados pela dança moderna ocidental e, em particular, pela americana. A segunda mudança poderia ser identificada com a expansão das fronteiras da dança, onde se inclui todo o processo de indefinição disciplinar e de género artístico. A rutura e a expansão são mudanças assinaláveis que também podem ser enquadradas num pensamento pós-metafisico. Este domínio expandido e inclusivo do outro pode ainda ser pensado através de uma techné que não se confunde com engenho ou mera capacidade do artífice, ou ainda como eros alienante, mas também como domínio da performatividade enquanto jogo de autorização e desautorização (autoria envolvida no confronto com o outro), tornando-se, por isso, terra de ninguém. Neste campo aberto e indefinido, o corpo dançante revela-se palco político e ético por excelência (performance) e espaço ontológico abrangente (performatividade). É este o âmbito da nossa discussão que encontra na medialidade o domínio comum destas duas abordagens à dança.

Keywords : Corpo; discurso; medialidade; performatividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License