SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Disposal and consumption: visual participatory narratives of children and adolescents living in Jardim Gramacho author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicação e Sociedade

Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575

Abstract

PRIETO, Julián de la Fuente; MARTINEZ-BORDA, Rut  and  DIAZ, Pilar Lacasa. Participação guiada nas práticas mediáticas dos jovens. Comunicação e Sociedade [online]. 2020, vol.37, pp.21-38. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2383.

Os jovens têm de lidar com algumas práticas digitais e desenvolver discursos mediáticos por conta própria. O objetivo do nosso estudo é aprofundar estes conceitos do ponto de vista da participação guiada, compreendida, neste caso, como um processo colaborativo de literacia mediática baseado em atividades culturalmente significativas. Os nossos dados provêm de uma série de workshops realizados na Telefonica Flagship Store (Madrid, Espanha) com adolescentes entre os oito e os 14 anos de idade. As observações foram recolhidas através de técnicas de pesquisa qualitativa, como a observação, conversação e análise descritiva. Os resultados fornecem-nos algumas ideias preliminares para discussão: 1) as práticas nas redes sociais permitem que os jovens liguem as suas atividades online e offline aos seus interesses; 2) a geração de cenários de aprendizagem colaborativa baseados na interação entre jovens torna-se um elemento fundamental da literacia mediática; e 3) o conteúdo gerado pelo utilizador surge como uma identidade e representação de hábitos nos media, especialmente entre os jovens.

Keywords : juventude; media; literacia; participação guiada; conteúdo gerado pelo utilizador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License