SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39YouTube Preferences and Practices of Preadolescents: Findings From a Study Carried Out in CataloniaCrowdfunding Platforms in the Political Economy of Alternative Media author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicação e Sociedade

Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575

Abstract

SOARES, Thiago  and  ZANFORLIN, Sofia. Paquetes Como Gambiarras Midiáticas: Transnacionalismo e Consumo Cultural no Contexto Havana-Miami. Comunicação e Sociedade [online]. 2021, vol.39, pp.167-182.  Epub June 30, 2021. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.39(2021).2751.

Gambiarras midiáticas são formas alternativas e improvisadas de consumo de mídia. Emergem em contextos adversos ou restritivos. Sinalizam a necessidade de conexão por parte de quem as utiliza. Em Cuba, os paquetes, conjuntos de arquivos contendo conteúdos de cultura pop, música, séries, blockbusters norte-americanos, entre outros, não exibidos nos sistemas de mídia cubanos, são a forma cultural mais consagrada de gambiarra midiática na ilha socialista. O artigo apresenta o resultado de um projeto de pesquisa executado entre os anos de 2015 e 2017, a partir de uma metodologia de inspiração etnográfica, com entrevistas de campo e observação participante na cidade de Havana, com a finalidade de debater os diferentes usos dos paquetes por consumidores e fãs de cultura pop no contexto cubano. Mapeiam-se as contradições sobre as práticas dos paqueteros - sujeitos que vendem os paquetes em criações de redes online e offline - a partir da emergência de traços do capitalismo em Cuba que passam pela relação sempre conflituosa entre residentes em Havana e migrantes em Miami em disputas simbólicas na ilha. As questões levantadas em campo sinalizam para diferentes matrizes em torno do transnacionalismo na América Latina, questões geopolíticas e apontam para os entendimentos sobre as singularidades e desafios de Cuba na contemporaneidade.

Keywords : consumo cultural; transnacionalismo; mídia; Cuba; América Latina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )