SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Paquetes as Improvised Media: Transnationalism and Cultural Consumption in Havana-Miami ContextOpen Access and Scientific Knowledge: Between the Public Interest and the Business Model. A Literature Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicação e Sociedade

Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575

Abstract

TEIXEIRA, Lina Moscoso  and  JORGE, Ana. Plataformas de Financiamento Coletivo na Economia Política dos Média Alternativos. Comunicação e Sociedade [online]. 2021, vol.39, pp.183-202.  Epub June 30, 2021. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.39(2021).2863.

Os média alternativos abordam assuntos que não são tratados pelos meios de comunicação tradicionais e dão enfoque a temáticas voltadas à defesa dos direitos humanos. Surgidos no ambiente digital, tiram partido dos baixos custos de distribuição e das potencialidades de participação do público. De forma crescente, os média alternativos utilizam plataformas de crowdfunding ou financiamento coletivo como modelo de manutenção das atividades. Estas plataformas que permitem o patronato não alojam nem publicam conteúdo, mas estão inseridas num ecossistema com outras plataformas que visam obter dados e transformá-los em valor económico. O presente artigo mapeia a forma como média alternativos de Portugal, Espanha e Brasil articulam as plataformas de crowdfunding com as suas estratégias de financiamento, por um lado, e com as plataformas de redes sociais, por outro. O estudo pretende debater as possibilidades e limitações das diferentes plataformas de financiamento coletivo para estes meios. O desenho metodológico inclui entrevistas pessoais, observação online sobre os média alternativos e uma análise de conteúdo sobre o seu financiamento e concretamente as plataformas digitais de financiamento. Os média alternativos articulam o seu uso de plataformas de crowdfunding com as de redes sociais, num trabalho constante de demonstração da relevância do tipo de jornalismo que praticam e do seu contributo social em busca do envolvimento do público enquanto financiador.

Keywords : crowdfunding; média alternativos; sustentabilidade; economia política.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )