SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Conspiracy Theories in Times of the Covid-19 Pandemic: Populism, Social Media and MisinformationWho Do the Portuguese Trust? Government Communication Management in the Covid-19 Pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicação e Sociedade

Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575

Abstract

CHENG, Cheng  and  ESPANHA, Rita. Revisão Crítica: Uma Abordagem aos Estudos Sobre o Uso dos Media Sociais Durante a Pandemia Covid-19. Comunicação e Sociedade [online]. 2021, vol.40, pp.149-167.  Epub Dec 20, 2021. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.40(2021).3174.

Desde que a doença coronavírus (covid-19) foi declarada como uma emergência de saúde pública de interesse internacional pela Organização Mundial da Saúde em janeiro de 2020, levou à perda de milhões de vidas humanas e à recessão económica global. Cada vez mais, é reconhecida a necessidade de uma comunicação em saúde eficaz através dos media online, que possa fornecer informações credíveis e promover mudanças de comportamento relevantes. Assim, este estudo faz uma revisão sistemática da literatura, para compreender quais os conflitos de posição que existem e que lacunas de conhecimento permanecem em termos de uso dos media sociais durante a primeira vaga de covid-19, bem como indicar estratégias de comunicação relevantes. Esta pesquisa recolheu 76 artigos relevantes através de pesquisas na Web of Science e no Google Scholar. A análise revelou que grande parte da literatura veio confirmar o efeito positivo dos media sociais online na propagação de informações e promoção de precauções durante o controlo do covid-19. A propagação de rumores e a intervenção do governo nos media sociais têm aumentado as preocupações dos utilizadores. Atualmente, o debate continua sobre a associação entre a exposição aos media sociais e a saúde mental pública. Outra questão muito debatida é se os rumores são partilhados de forma mais ampla do que as informações verificadas e credíveis. Até agora, muito pouca atenção tem sido dada, nos media sociais, às disparidades e lacunas de informação e também aos grupos vulneráveis.

Keywords : utilização de media sociais; comunicação de risco em saúde; covid-19.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )