SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40Retórica Clássica e Storytelling na Práxis PublicitáriaAs Implicações Invisibilizadas do Tecno-Otimismo da Vigilância Eletrónica em Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Comunicação e Sociedade

versión impresa ISSN 1645-2089versión On-line ISSN 2183-3575

Resumen

CASTELLO-MAYO, Enrique; LEDO-ANDION, Margarita; LOPEZ-GOMEZ, Antía  y  ROCA BAAMONDE, Silvia. Desafios e Recomendações Para Dotar a Europa de um Protocolo de Legendagem de Filmes na Era Digital Através Três Estudos de Caso. Comunicação e Sociedade [online]. 2021, vol.40, pp.225-245.  Epub 20-Dic-2021. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.40(2021).3513.

Através da análise de políticas culturais europeias e de estudos de caso paradigmáticos, este artigo destaca a ligação que existe entre o processo de normalização de línguas europeias minoritárias e a prática de legendagem de filmes: esta última é uma atividade que carece urgentemente de ser protocolada, na medida em que garante tanto a preservação da originalidade cultural da obra como o seu valor enquanto património cultural europeu material e imaterial. Neste sentido, propomo-nos analisar o fosso que existe entre as declarações abrangentes da União Europeia e a sua implementação por administrações estatais e locais, que frequentemente ocorrem em pacotes de medidas erráticas, arbitrárias e contingentes, que conduzem, deste modo, a uma sistemática ausência de resultados. Por fim, enunciaremos alguns desafios e recomendações, para dotar a Europa de um protocolo de legendagem de filmes, de modo a promover a diversidade cultural e a normalização de línguas não-hegemónicas.

Palabras clave : política audiovisual; União Europeia; versão original; legendagem; era digital.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )