SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Processes of Ethnic and Cultural Marginalisation in Post-Colonial Africa.The Case of the Amakhuwa of MozambiqueLinguistic (De)Coloniality and Interculturality in the Two Main Routes of Brazilian Student Mobility author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicação e Sociedade

Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575

Abstract

DALVIT, Lorenzo. Uma Perspetiva Decolonial Sobre Discursos dos Média Online no Contexto da Violência Contra Pessoas com Deficiência na África do Sul. Comunicação e Sociedade [online]. 2022, vol.41, pp.169-187.  Epub June 22, 2022. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.41(2022).3722.

Como uma das sociedades mais violentas e desiguais do mundo, a África do Sul ainda é profundamente moldada por um legado de segregação e opressão. Embora raça, género e status socioeconómico recebam muita atenção, a deficiência é uma dimensão importante, mas muitas vezes negligenciada, da desigualdade. Neste artigo, adoto uma perspetiva decolonial ao discutir artigos dos média online sobre violência contra pessoas com deficiência. Ao concentrar-me em histórias relacionadas com questões que receberam ampla cobertura dos média (por exemplo, saúde mental, brutalidade policial e violência baseada em género), problematizo o discurso eurocêntrico de direitos humanos que informa discussões públicas e académicas. Também exploro a ligação entre os atuais entendimentos da deficiência e o legado de um violento passado colonial e do apartheid. Como resultado da natureza interseccional da deficiência, muitas das histórias envolvem múltiplas camadas de desigualdade e diferentes formas de opressão. Um foco explícito em formas extremas de violência institucional e física, enquanto restringe o escopo de investigação, traz a brutalidade da modernidade ocidental e os seus efeitos sobre as pessoas afetadas. O recurso jurídico parece levar, na melhor das hipóteses, a uma reparação incompleta, enquanto as suas falhas perpetuam um ciclo de marginalização e opressão. Em vez de problematizar essas falhas estruturais como resultado da modernidade ocidental e do neoliberalismo, os média inadvertidamente ofuscam esses vínculos ao realizar o seu normativo, ou seja, identificando e expondo culpados individuais ou culpando fatores contextuais.

Keywords : deficiência; discursos online; violência; decolonial; África do Sul.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )