SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Processos de Marginalização Étnica e Cultural na África Pós-Colonial. O Caso dos Amakhuwa de Moçambique(Des)Colonialidade Linguística e Interculturalidade nas Duas Principais Rotas da Mobilidade Estudantil Brasileira índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comunicação e Sociedade

versão impressa ISSN 1645-2089versão On-line ISSN 2183-3575

Resumo

DALVIT, Lorenzo. Uma Perspetiva Decolonial Sobre Discursos dos Média Online no Contexto da Violência Contra Pessoas com Deficiência na África do Sul. Comunicação e Sociedade [online]. 2022, vol.41, pp.169-187.  Epub 22-Jun-2022. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.41(2022).3722.

Como uma das sociedades mais violentas e desiguais do mundo, a África do Sul ainda é profundamente moldada por um legado de segregação e opressão. Embora raça, género e status socioeconómico recebam muita atenção, a deficiência é uma dimensão importante, mas muitas vezes negligenciada, da desigualdade. Neste artigo, adoto uma perspetiva decolonial ao discutir artigos dos média online sobre violência contra pessoas com deficiência. Ao concentrar-me em histórias relacionadas com questões que receberam ampla cobertura dos média (por exemplo, saúde mental, brutalidade policial e violência baseada em género), problematizo o discurso eurocêntrico de direitos humanos que informa discussões públicas e académicas. Também exploro a ligação entre os atuais entendimentos da deficiência e o legado de um violento passado colonial e do apartheid. Como resultado da natureza interseccional da deficiência, muitas das histórias envolvem múltiplas camadas de desigualdade e diferentes formas de opressão. Um foco explícito em formas extremas de violência institucional e física, enquanto restringe o escopo de investigação, traz a brutalidade da modernidade ocidental e os seus efeitos sobre as pessoas afetadas. O recurso jurídico parece levar, na melhor das hipóteses, a uma reparação incompleta, enquanto as suas falhas perpetuam um ciclo de marginalização e opressão. Em vez de problematizar essas falhas estruturais como resultado da modernidade ocidental e do neoliberalismo, os média inadvertidamente ofuscam esses vínculos ao realizar o seu normativo, ou seja, identificando e expondo culpados individuais ou culpando fatores contextuais.

Palavras-chave : deficiência; discursos online; violência; decolonial; África do Sul.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )