SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comunicação e Sociedade

versão impressa ISSN 1645-2089versão On-line ISSN 2183-3575

Resumo

CARRILLO-DURAN, María-Victoria; RUANO-LOPEZ, Soledad; FERNANDEZ-FALERO, M-Rosario  e  TRABADELA-ROBLES, Javier. Compreender Como os Baby Boomers Utilizam a Internet e os Média Sociais Para Melhorarem o Seu Engagement Com as Marcas. Comunicação e Sociedade [online]. 2022, vol.41, pp.261-284.  Epub 20-Jun-2022. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.41(2022).3516.

O aparecimento dos baby boomers, como um novo grupo de pessoas/consumidores entre os 55 e os 75 anos, com interesses, hábitos de exposição aos média e padrões de compra únicos, assinalou um marco importante sobre a linguagem das marcas. O principal objetivo dos média sociais é criar engagement com o intuito de gerar ligação e impactar tanto os seniores como as empresas, sendo necessário, para isso, compreender como atuam no meio digital. Este trabalho tem como principal objetivo mostrar como os baby boomers se comportam no meio digital, apresentando as vantagens e os desafios que as marcas enfrentam para os envolver de forma efetiva. Partindo de um estudo exploratório e qualitativo operacionalizado através de grupos de foco com internautas seniores, de Portugal e Espanha, que analisou os interesses e os hábitos de exposição deste público a esses meios, os resultados mostram que as marcas parecem não falar a mesma linguagem deste público e, por essa razão, os baby boomers não se sentem comprometidos com elas na internet. Este trabalho avança com um conjunto de recomendações passíveis de melhorar o engagement e a experiência digital dos mais velhos. Nesse sentido, para criar engagement, as marcas devem conseguir entender e descortinar quais são as variáveis e pontos de interesse dos baby boomers, como é o caso da afiliação e do apoio. Por outro lado, devem assumir que o nível de engagement depende da capacidade de estabelecerem com eles um diálogo ativo, com conteúdo dirigido a diferentes segmentos da população, tendo em consideração as variáveis anteriores (afiliação e apoio), e emocionalmente relevante.

Palavras-chave : envelhecimento; média sociais; motivações; engagement com a marca; baby boomers.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )