SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43O Legado da Memória Coletiva na Cultura Digital: Digitalização, Mapeamento Cultural e CocriaçãoMapeando Mapas de Alternativas: Economias Diversas e Modos de Mapear em Comum índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comunicação e Sociedade

versão impressa ISSN 1645-2089versão On-line ISSN 2183-3575

Resumo

MACHADO BRIGAGAO, Jacqueline Isaac; MALINVERNI, Claudia  e  DE GEA GERVASIO, Mariana. O Design na Comunicação de Dados da Saúde: Os Infográficos Sobre a COVID-19 no Município de Rio Claro. Comunicação e Sociedade [online]. 2023, vol.43, e023004.  Epub 31-Maio-2023. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4338.

A COVID-19 colocou na agenda pública a necessidade de disseminação de informações confiáveis sobre o cenário epidemiológico da doença nas diversas regiões do mundo. No Brasil, vários gestores assumiram a tarefa de informar a população local sobre a progressão da pandemia em seus municípios. Neste estudo, o objetivo foi refletir sobre a construção/elaboração de boletins/infográficos da COVID-19 e da centralidade do design na disseminação de informações em saúde, analisando, para tal, 133 infográficos sobre os números da doença publicados no Instagram da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, no interior do estado de São Paulo/ Brasil, no período de 30 de março a 31 de julho de 2020. A análise qualitativa realizada a partir da perspectiva multimodal possibilitou identificar que esses foram construídos num processo iterativo, com alterações ao longo do tempo para excluir ou incluir informações à medida que a pandemia se espalhava no município. Os infográficos foram analisados em três dimensões: formato, cores e conteúdo. Concluímos que a sua elaboração foi baseada em conceitos básicos do design relativos à forma e às cores e que nos primeiros cinco meses foram produzidas três versões num processo de refinamento do desenho e das informações até conseguir um formato mais consistente para a comunicação dos dados da pandemia da COVID-19.

Palavras-chave : infodesign; comunicação digital e visual; comunicação em saúde; infográficos; COVID-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )