SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43O Design na Comunicação de Dados da Saúde: Os Infográficos Sobre a COVID-19 no Município de Rio ClaroEnfrentando os Desafios do Design de Textos Multimodais Para Promover a Pedagogia das Multiliteracias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Comunicação e Sociedade

versión impresa ISSN 1645-2089versión On-line ISSN 2183-3575

Resumen

MOREIRA, Sara  y  CANHA, Anselmo. Mapeando Mapas de Alternativas: Economias Diversas e Modos de Mapear em Comum. Comunicação e Sociedade [online]. 2023, vol.43, e023007.  Epub 30-Jul-2023. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4461.

Este artigo tem como objeto de estudo seis mapas produzidos em Portugal e na Catalunha, enquanto dispositivos comunicativos de outros mundos possíveis. Assumindo a crescente importância dos mapas digitais na sociedade em rede, queremos contribuir para entender mais sobre o seu papel na edificação de alternativas à economia dominante em tempos de crises sistémicas. Que aprendizagens surgem dos mapas que propõem desvios dos roteiros capitalistas? Que entendimentos nos trazem quer sobre os próprios mapas, quer sobre os modos de mapear e as desejadas alternativas? Mais do que explorar os mapas como produto, procura-se contribuir para a compreensão das forças intersticiais da sua pré-produção, produção e reprodução. À luz das teorias dos comuns, são auscultadas dinâmicas de mapeamento colaborativo de economias diversas: diversas quanto às suas políticas de conhecimento, quanto às suas formas de governança e participação e, logo, quanto ao modo de manusear as tecnologias digitais. O objeto de estudo define-se e une-se, na sua variedade, pelas ideias de coletivo e de comum. Os dados provêm da observação direta de mapas e de entrevistas feitas aos intervenientes. A análise é predominantemente qualitativa e visa organizar constatações e desafios relevantes, extrapoláveis a partir dos testemunhos, práticas e objetos observados.

Palabras clave : mapeamentos colaborativos; comuns digitais; economias diversas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )