SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Mapping Maps of Alternatives: Diverse Economies and Modes of Mapping in CommonThe Importance of Communication Design in the Process of Disseminating Community Practices in Social Neighbourhoods: The Balteiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicação e Sociedade

Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575

Abstract

PIRES PEREIRA, Íris Susana; GIL, Maitê  and  SYLLA, Cristina Maria. Enfrentando os Desafios do Design de Textos Multimodais Para Promover a Pedagogia das Multiliteracias. Comunicação e Sociedade [online]. 2023, vol.43, e023008.  Epub July 30, 2023. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4481.

Este artigo pretende contribuir para a compreensão dos desafios colocados pelo design de textos digitais especificamente destinados a promover a pedagogia das multiliteracias. Esta abordagem pedagógica defende que a compreensão e produção de significados multimodais e a diversidade cultural são conteúdos incontornáveis no novo currículo escolar. Apresentamos o estudo de uma story app multimodal interativa, intitulada Mobeybou no Brasil, desenvolvida para dar resposta à seguinte questão de investigação: o que se pode aprender sobre o design de textos multimodais destinados a promover a aprendizagem intercultural a partir do design desta story app? Na nossa análise, utilizamos categorias da gramática da narrativa e da representação multimodal incidentes na representação da diversidade experiencial e do posicionamento pessoal dos utilizadores. Os resultados sugerem a complexidade envolvida no design de textos multimodais que respondem aos desafios da pedagogia das multiliteracias, salientando a necessidade urgente do estreitamento da colaboração entre a investigação realizada nas áreas da educação, da semiótica e do design de média digitais. Por fim, identificamos as limitações do estudo, apontando alguns desenvolvimentos futuros.

Keywords : multiliteracias; multimodalidade; interculturalidade; literacia digital; aplicações de histórias interativas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )