SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Mapeando Mapas de Alternativas: Economias Diversas e Modos de Mapear em ComumA Importância do Design de Comunicação no Processo de Disseminação de Práticas Comunitárias em Bairros Sociais: O Balteiro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comunicação e Sociedade

versão impressa ISSN 1645-2089versão On-line ISSN 2183-3575

Resumo

PIRES PEREIRA, Íris Susana; GIL, Maitê  e  SYLLA, Cristina Maria. Enfrentando os Desafios do Design de Textos Multimodais Para Promover a Pedagogia das Multiliteracias. Comunicação e Sociedade [online]. 2023, vol.43, e023008.  Epub 30-Jul-2023. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4481.

Este artigo pretende contribuir para a compreensão dos desafios colocados pelo design de textos digitais especificamente destinados a promover a pedagogia das multiliteracias. Esta abordagem pedagógica defende que a compreensão e produção de significados multimodais e a diversidade cultural são conteúdos incontornáveis no novo currículo escolar. Apresentamos o estudo de uma story app multimodal interativa, intitulada Mobeybou no Brasil, desenvolvida para dar resposta à seguinte questão de investigação: o que se pode aprender sobre o design de textos multimodais destinados a promover a aprendizagem intercultural a partir do design desta story app? Na nossa análise, utilizamos categorias da gramática da narrativa e da representação multimodal incidentes na representação da diversidade experiencial e do posicionamento pessoal dos utilizadores. Os resultados sugerem a complexidade envolvida no design de textos multimodais que respondem aos desafios da pedagogia das multiliteracias, salientando a necessidade urgente do estreitamento da colaboração entre a investigação realizada nas áreas da educação, da semiótica e do design de média digitais. Por fim, identificamos as limitações do estudo, apontando alguns desenvolvimentos futuros.

Palavras-chave : multiliteracias; multimodalidade; interculturalidade; literacia digital; aplicações de histórias interativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )