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Comunicação e Sociedade

versão impressa ISSN 1645-2089versão On-line ISSN 2183-3575

Resumo

MARTINS, Nuno et al. A Importância do Design de Comunicação no Processo de Disseminação de Práticas Comunitárias em Bairros Sociais: O Balteiro. Comunicação e Sociedade [online]. 2023, vol.43, e023010.  Epub 30-Jul-2023. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4455.

No presente artigo pretende-se demonstrar de que modo a investigação em design de comunicação pode contribuir para a disseminação de práticas comunitárias em contextos economicamente desfavorecidos, como é o caso dos bairros sociais. Este estudo surge no âmbito do projeto de investigação ECHO, onde a principal missão é conhecer e documentar duas práticas comunitárias auto-iniciadas no bairro social do Balteiro, em Vila Nova de Gaia, Portugal, com o objetivo de as divulgar e estimular a sua replicação em contextos sociais análogos. Começa-se por apresentar uma revisão de literatura sobre o papel do design ao serviço das comunidades, focada, em particular, nos conceitos de design social e do design universal, que fundamenta a relevância e pertinência da problemática estudada. De seguida, descreve-se o caso de estudo do Balteiro. Apresentam-se as metodologias adotadas nesta investigação, nomeadamente, o conjunto de entrevistas realizadas com o objetivo de conhecer a história das duas práticas comunitárias, e que serviram de base ao desenvolvimento de um estudo prévio para uma plataforma online e um conjunto de documentários. Este estudo comprovou a importância do envolvimento dos designers neste processo de disseminação, em equipas que deverão ser multidisciplinares. O trabalho de investigação no terreno deve ser próximo da comunidade, das instituições e dos diferentes atores sociais envolvidos, de forma a compreender a complexidade do contexto de estudo e definir o modo de atuação do design. A experiência empírica adquirida com este estudo demonstrou que o trabalho na área social deve ser desenvolvido a nível local, focado em pequenas comunidades ou organizações informais, com a consciência de que os resultados se atingem de forma lenta e gradual.

Palavras-chave : design de comunicação; práticas comunitárias; bairros sociais; design social; design universal.

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