SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44Novas Fronteiras do Jornalismo de Investigação: Do Lobo Solitário à AlcateiaUma Nova Forma de Precariedade (da Prática)? A Descompetencialização Profissional no Centro do Sequestro da Qualidade no Jornalismo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Comunicação e Sociedade

versão impressa ISSN 1645-2089versão On-line ISSN 2183-3575

Resumo

JERONIMO, Pedro  e  SANCHEZ ESPARZA, Marta. Jornalistas Locais e Fact-Checking: Um Estudo Exploratório em Portugal e Espanha. Comunicação e Sociedade [online]. 2023, vol.44, e023016.  Epub 04-Out-2023. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4553.

A invisibilidade noticiosa a que estão a ser votadas várias cidades em diferentes países faz-nos questionar sobre as consequências para as respetivas comunidades. O desaparecimento de projetos jornalísticos de âmbito local leva a que o vazio deixado possa ser ocupado por outro tipo de realidades, menos comprometidas com o escrutínio dos poderes. A polarização cresce nestes lugares, a participação cívica diminui e isso terá como consequência o empobrecimento da democracia. Porém, estes sintomas podem existir mesmo com cobertura jornalística, quando ela não é feita de forma rigorosa. Neste estudo exploratório, realizaram-se entrevistas em profundidade a jornalistas de 12 meios regionais de Portugal e Espanha, no sentido de analisar perceções e práticas sobre fact-checking (verificação de factos). Os fatores tempo e recursos disponíveis nas redações, quando em número reduzido, são cruciais sobretudo para que se verifique menos. Também registamos o facto de os jornalistas de ambos os países revelarem uma confiança quase cega nas fontes oficiais. Isto gera um déficit no processo de verificação, quando a informação provém dessas fontes. Por outro lado, os políticos locais não só não colaboram, como dificultam o trabalho de verificação dos jornalistas nas redações dos meios locais, com base nos seus próprios interesses.

Palavras-chave : jornalismo de proximidade; jornalistas; desinformação; fact-checking; qualidade do jornalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )