SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue32Brazilian journalists in the dock: frameworks of judicial sentences in actions of moral damagesFake news on online social media: propagation and reactions to misinformation in search of clicks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Media & Jornalismo

Print version ISSN 1645-5681On-line version ISSN 2183-5462

Abstract

EICHLER, Vivian Augustin; KALSING, Janaína  and  GRUSZYNSKIG, Ana. O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news. Media & Jornalismo [online]. 2018, vol.18, n.32, pp.139-154. ISSN 1645-5681.

O artigo avalia o ethos discursivo do jornal O Globo (Brasil) em sua campanha que tem como foco o combate às notícias falsas (fake news). Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica e a análise de discurso, que orientam o mapeamento de sentidos, a identificação dos sujeitos e das vozes dos enunciados, bem como o atravessamento de discursos de conteúdos jornalísticos e publicitários vinculados à campanha. Observou-se que o periódico busca reforçar a crença no papel do jornalismo a partir da imagem de autoridade para verificar informações. Dessa maneira, utiliza o fenômeno das fake news para alinhar o seu ethos ao novo ambiente de circulação de informações da sociedade midiatizada e legitimar-se junto a seus públicos.

Keywords : Fake news; Ethos; Jornalismo; O Globo; Convergência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License