SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número32Jornalistas brasileiros no banco dos réus: enquadramentos de sentenças judiciais em ações de dano moralFake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

EICHLER, Vivian Augustin; KALSING, Janaína  e  GRUSZYNSKIG, Ana. O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news. Media & Jornalismo [online]. 2018, vol.18, n.32, pp.139-154. ISSN 1645-5681.

O artigo avalia o ethos discursivo do jornal O Globo (Brasil) em sua campanha que tem como foco o combate às notícias falsas (fake news). Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica e a análise de discurso, que orientam o mapeamento de sentidos, a identificação dos sujeitos e das vozes dos enunciados, bem como o atravessamento de discursos de conteúdos jornalísticos e publicitários vinculados à campanha. Observou-se que o periódico busca reforçar a crença no papel do jornalismo a partir da imagem de autoridade para verificar informações. Dessa maneira, utiliza o fenômeno das fake news para alinhar o seu ethos ao novo ambiente de circulação de informações da sociedade midiatizada e legitimar-se junto a seus públicos.

Palavras-chave : Fake news; Ethos; Jornalismo; O Globo; Convergência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons