Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Media & Jornalismo
versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462
Resumo
EICHLER, Vivian Augustin; KALSING, Janaína e GRUSZYNSKIG, Ana. O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news. Media & Jornalismo [online]. 2018, vol.18, n.32, pp.139-154. ISSN 1645-5681.
O artigo avalia o ethos discursivo do jornal O Globo (Brasil) em sua campanha que tem como foco o combate às notícias falsas (fake news). Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica e a análise de discurso, que orientam o mapeamento de sentidos, a identificação dos sujeitos e das vozes dos enunciados, bem como o atravessamento de discursos de conteúdos jornalísticos e publicitários vinculados à campanha. Observou-se que o periódico busca reforçar a crença no papel do jornalismo a partir da imagem de autoridade para verificar informações. Dessa maneira, utiliza o fenômeno das fake news para alinhar o seu ethos ao novo ambiente de circulação de informações da sociedade midiatizada e legitimar-se junto a seus públicos.
Palavras-chave : Fake news; Ethos; Jornalismo; O Globo; Convergência.