SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número34Traços pessoais por detrás da intenção de Doar SangueLa influencia publicitaria en el consumo de marcas de vestuario y de calzado en contexto juvenil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Media & Jornalismo

versión impresa ISSN 1645-5681versión On-line ISSN 2183-5462

Resumen

AMORIM, Ana. A crise humanitária como tema publicitário: algumas questões éticas e jurídicas. Media & Jornalismo [online]. 2019, vol.19, n.34, pp.207-219. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_15.

Face à globalização dos mercados e à dimensão eminentemente emocional e simbólica das decisões económicas, o recurso à crise humanitária como tema publicitário, que voltou a verificar-se recentemente numa campanha da Benetton, recupera o problema da dignidade da pessoa humana enquanto valor absoluto universal conformador do conteúdo das mensagens. O respeito pela dignidade da pessoa humana enquadra-se no princípio da licitude previsto no regime jurídico da publicidade. Na era digital, apesar da escassa celeridade e eficácia dos mecanismos sancionatórios tradicionais da publicidade ilícita, a lesão de valores constitucionais na comunicação comercial tende a desencadear uma tutela informal, que constitui manifestação da consciência ética da comunidade.

Palabras clave : campanhas publicitárias; crise humanitária; princípio da licitude; dignidade; ideologias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons