SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Pesquisa aplicada em Realidade Virtual: as particularidades e possibilidades do uso da tecnologia na produção jornalística índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Media & Jornalismo

versión impresa ISSN 1645-5681versión On-line ISSN 2183-5462

Resumen

NOGUEIRA, Patrícia  y  SALLES, Yone. Entre o jornalismo e o ativismo: o documentário interativo enquanto meio de mobilização afetiva nas questões de género. Media & Jornalismo [online]. 2021, vol.21, n.38, pp.15-37.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_1.

Este artigo explora a fronteira entre jornalismo e ativismo através da análise de dois documentários interativos focados na representação da violência de género: Mujeres en Venta (2014), que denuncia o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, e Artigo 170 (2019), focado em testemunhos de mulheres vítimas de assédio sexual em diversos contextos. A partir da análise dos documentários, numa articulação metodológica que combina a análise de conteúdo, discurso e multimodal, argumentamos que o documentário interativo, baseado na herança das práticas documentais mais ativistas, funciona como um dispositivo estruturador da denúncia de questões de género e proporciona um encontro afetivo multifacetado com uma variedade e riqueza de testemunhos afetuosamente poderosos. Esta forma de representação de causas sociais, de acordo com esta investigação, atenua as fronteiras entre jornalismo e ativismo social e coloca em causa a isenção jornalística, mas potencia o envolvimento e mobilização afetivas do público.

Palabras clave : jornalismo; ativismo; documentário interativo; mobilização afetiva; questões de género.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )