SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Jornalismo especializado em economia: news to use e os “novos” formatos jornalísticos em tempos de crise económica e financeira em Portugal no Jornal de Negócios e Diário EconómicoGêneros e formatos no ciberjornalismo do interior paulista brasileiro. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

SEBASTIAO, Sónia Pedro  e  VIEGAS, Luís. Plataformas digitais enquanto fontes de informação: o caso comunidade cultura e arte. Media & Jornalismo [online]. 2021, vol.21, n.38, pp.161-184.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_8.

O capitalismo informacional e a ubiquidade tecnológica conduzem ao aumento de fontes de informação que criam diversidade de escolhas para o indivíduo para a satisfação das suas necessidades e desejos. Este é um estudo de caso da plataforma digital Comunidade Cultura e Arte, autodefinida como uma plataforma de distribuição e/ou de acesso de conteúdos de cariz informativo. Neste sentido, efetua-se a observação direta e a análise de conteúdo a todas as publicações da plataforma no mês de janeiro de 2020, e aplica-se um inquérito por questionário ao seu público (n=1525), procurando compreender o que motiva a utilização desta plataforma como fonte de informação. Os resultados destacam elementos do processo de produção e difusão de conteúdos, que contribuem para a experiência do público, entre outros: a unicidade do projeto editorial, com uma diversidade de conteúdos culturais e artísticos, a presença em redes sociais digitais e a linguagem utilizada.

Palavras-chave : plataformas digitais; fontes de informação; produção de conteúdos; estudo de caso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )