SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38A naturalização do assédio moral no jornalismo digitalOs estudos de framing no contexto da investigação em comunicação: uma análise a partir das principais revistas científicas de Brasil e Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

LOURENCO, Jaime  e  CENTENO, Maria João. A cobertura jornalística do cinema: géneros e discursos jornalísticos nos media portugueses em 2019. Media & Jornalismo [online]. 2021, vol.21, n.38, pp.223-239.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_11.

O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda muito pouco explorado pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do jornalismo cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e reflexivo.

O presente artigo procura, a partir de uma análise de conteúdo às páginas impressas e online dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público) e das páginas online dos programas Cinemax da Antena3 e Cinebox da TVI24, identificar e problematizar os géneros e formatos jornalísticos da cobertura do cinema realizada por estes órgãos durante o ano de 2019. Neste sentido, procuramos analisar os géneros e formatos jornalísticos utilizados, tendo em conta os temas abordados, o estilo discursivo, os protagonistas e/ou as opções multimédia utilizadas nas páginas online.

Palavras-chave : jornalismo de cinema; cobertura jornalística; formatos jornalísticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )