SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número39Mundo do jornalismo e história do tempo presente: Um olhar sobre o jornalismo dos anos 1980 no BrasilInfografia digital: O género jornalístico que emergiu do trauma para prenunciar o rumo de uma nova cultura visual mediática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

MEDITSCH, Eduardo. Uma história feita a manu militari? A Sociedade Interamericana de Imprensa, a Guerra Psicológica, o Ciespal e a Área Acadêmica na América Latina. Media & Jornalismo [online]. 2021, vol.21, n.39, pp.117-133.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_39_6.

Este artigo parte da constatação da falta de reflexão sobre a história da área acadêmica para discutir o contexto em que se desenvolve o campo da Comunicação na América Latina. Registra a instrumentalização política da mídia na Guerra Fria a partir da Sociedade Interamericana de Imprensa, ao mesmo tempo em que é forjada a Mass Communications Research nos Estados Unidos como instrumento de guerra psicológica. Aponta inconsistências na história dominante a respeito dos forefathers da disciplina. Observa a articulação do Ciespal com os golpes militares dos anos 1960 no continente. A partir dessas constatações, propõe que apenas uma história social do conhecimento pode oferecer estrutura conceitual e lastro histórico a quem queira compreender o percurso de institucionalização do campo.

Palavras-chave : comunicação; Ciespal; guerra psicológica; América Latina; sociedade interamericana de imprensa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )