SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue40News media and populism: a systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Media & Jornalismo

Print version ISSN 1645-5681On-line version ISSN 2183-5462

Abstract

PEREIRA, Rui; BABO, Isabel  and  LOUREIRO, Luís Miguel. “Populismo”: uma tripla perspetiva analítica. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.40, pp.19-35.  Epub June 30, 2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_1.

O presente trabalho visa discutir o designado “populismo” num triplo ponto de vista: 1) O do seu exame enquanto efeito de clivagem na comunidade e no comum (mundo e conhecimento comuns), tanto quanto lógica de exclusão e de segmentação do social, na própria medida em que se define pela negativa contra os outros, de modo anti-pluralista; 2) Em termos politológicos, como uma modalidade de oportunismo político e discursivamente um significante vazio, através da sua racionalidade controversa e enquanto operação discursiva de rotulagem vazia; e, por último, 3) Mediante a perspetiva da natureza das relações entre populismo e média. A partir dessa tríplice abordagem e por fim, apresenta-se ilustrativamente um fragmento da lógica de retroalimentação entre media e populismo, tomando um exemplo da última campanha eleitoral presidencial em Portugal, em 2021.

Keywords : comum; discurso; exclusão; media; populismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )