Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Media & Jornalismo
versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462
Resumo
PEREIRA, Rui; BABO, Isabel e LOUREIRO, Luís Miguel. “Populismo”: uma tripla perspetiva analítica. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.40, pp.19-35. Epub 30-Jun-2022. ISSN 1645-5681. https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_1.
O presente trabalho visa discutir o designado “populismo” num triplo ponto de vista: 1) O do seu exame enquanto efeito de clivagem na comunidade e no comum (mundo e conhecimento comuns), tanto quanto lógica de exclusão e de segmentação do social, na própria medida em que se define pela negativa contra os outros, de modo anti-pluralista; 2) Em termos politológicos, como uma modalidade de oportunismo político e discursivamente um significante vazio, através da sua racionalidade controversa e enquanto operação discursiva de rotulagem vazia; e, por último, 3) Mediante a perspetiva da natureza das relações entre populismo e média. A partir dessa tríplice abordagem e por fim, apresenta-se ilustrativamente um fragmento da lógica de retroalimentação entre media e populismo, tomando um exemplo da última campanha eleitoral presidencial em Portugal, em 2021.
Palavras-chave : comum; discurso; exclusão; media; populismo.