SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40O populismo no Brasil: as estratégias utilizadas por Bolsonaro para chegar ao poderLula e Bolsonaro populistas? A visão de populismo dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo em alusão aos dois presidentes brasileiros índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

BAPTISTA, Érica Anita; HAUBER, Gabriella  e  ORLANDINI, Maiara Garcia. Despolitização e populismo: as estratégias discursivas de Trump e Bolsonaro. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.40, pp.105-119.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_5.

Distintos na liderança política, Donald Trump e Jair Bolsonaro se aproximam em um discurso populista. Este, quase como senso comum, trata de lideranças que defendem os interesses do povo e com uma disputa político-discursiva, colocando pessoas contra elites ou instituições. A migração das demandas do governo para as esferas privadas envolve o processo de despolitização e os discursos populistas despolitizam o debate público, naturalizando problemas sociais e isentando a responsabilidade da esfera pública. Nessa discussão, investigamos o processo de despolitização na retórica populista e os valores acionados. Analisamos as comunicações de Trump e Bolsonaro no Twitter, durante os períodos eleitorais. Realizamos uma análise qualitativa interpretativa para aferir sobre como a retórica populista e nacionalista aparecem nos discursos de ambos e como isso influenciar a despolitização do debate público.

Palavras-chave : despolitização; populismo; Donald Trump; Jair Bolsonaro; análise qualitativa interpretativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )