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Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

CUNHA, Isabel Ferin; MARTINS, Carla  e  CABRERA, Ana. Presidenciais portuguesas de 2021 e o populismo. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.40, pp.179-197.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_9.

As eleições presidenciais portuguesas de 2021 foram palco de fenómenos políticos inéditos. A pandemia e a campanha antissistema de um dos candidatos motivaram comportamentos incomuns. O debate radicalizou-se e aprofundou-se a conflitualidade entre candidatos/as e entre estes/estas, o Governo e o Presidente da República (PR). Tendo como quadro teórico diversas perspetivas da Democracia e do Populismo, exploram-se indicadores de populismo na cobertura jornalística televisiva da campanha eleitoral. O estudo permitiu identificar elementos de comunicação política que oscilam entre o registo populista e o popular. Verificou-se que a comunicação política populista encontrou a sua expressão máxima nos discursos do candidato apoiado pelo partido de extrema-direita. Os/as outros/as candidatos/as, embora com matizes, incorporam elementos discursivos nas suas campanhas que deslizam entre o populista e o popular.

Palavras-chave : eleições presidenciais; pandemia; populismo; cobertura televisiva; candidatos/ as presidenciais.

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