SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40Presidenciais portuguesas de 2021 e o populismoDiz-me muito: a influência da Covid-19 e da subida do populismo de extrema-direita na participação eleitoral dos jovens índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

CORONA, Antonio. Crise no México: o efeito do discurso do presidente na comunicação do governo estadual sobre a Covid-19 no Twitter. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.40, pp.199-218.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_10.

Este artigo analisa a relação entre o discurso do presidente mexicano sobre o Covid-19 e o uso do Twitter por funcionários estaduais no início da pandemia, por meio de análise de conteúdo e aprendizado de máquina supervisionado. Analisando todos os tweets feitos por agências estaduais durante os primeiros 6 meses da pandemia, descobrimos que as contas pertencentes ao partido no poder tuíam consistentemente menos sobre Covid, em comparação com a oposição. Além disso, as hashtags de distanciamento social endossadas pelo Ministério da Saúde foram subutilizadas pelos próprios funcionários do partido. Nossa hipótese é que o discurso cético do presidente sobre o Covid-19 teve um efeito assustador sobre o uso do Twitter por oficiais do partido durante este período. Dois modelos aleatórios de aprendizado de máquina florestal foram treinados usando as palavras do presidente como indicadores não apenas do alinhamento político dos funcionários, mas também da quantidade de tweets Covid que eles postaram. Os modelos provaram ser confiáveis, e as palavras mais significativas para a previsão são marcadamente indicativas de retórica populista. Isso ilustra como o discurso populista dos chefes de governo pode prejudicar a comunicação entre as instituições e os cidadãos.

Palavras-chave : covid-19; populismo; twitter; comunicação; midia social.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )