SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue40It speaks to me: the influence of Covid-19 and the rise of far-right populism on youth voter turnoutPopulist Style Liberals: MBL’s Argumentation on YouTube author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Media & Jornalismo

Print version ISSN 1645-5681On-line version ISSN 2183-5462

Abstract

PENTEADO, Claudio Luis de Camargo; GOYA, Denise Hideko; SANTOS, Patrícia Dias dos  and  JARDIM, Luiza. Populismo, desinformação e Covid-19: comunicação de Jair Bolsonaro no Twitter. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.40, pp.239-260.  Epub June 30, 2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_12.

As plataformas digitais têm se configurado como terreno fértil para a propagação de discursos populistas e de desinformação. Neste contexto, o artigo tem como objetivo realizar um estudo da comunicação no Twitter de Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil, durante a pandemia da Covid-19. Nesse período, o presidente brasileiro se posicionou contra as medidas de isolamento social e fez a defesa de medicamentos sem eficácia para o tratamento da Covid-19, o que gerou dificuldades para o combate da epidemia no país. Visando estudar as estratégias de comunicação adotadas por Bolsonaro durante o período inicial da pandemia, o estudo realizou uma análise em dois níveis: (i) análise de tópicos de todas as publicações no período; e (ii) análise de conteúdo das 100 mensagens mais retuitadas. Os resultados indicam que a estratégia de comunicação populista, evocando emoções de raiva e com porcentagem relevante de desinformação, produz os conteúdos que são mais compartilhados por seus seguidores.

Keywords : populismo; desinformação; twitter; análise de emoções; comunicação política.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )