SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue40Strategies of populist visibility in online media: a study on the polemics statements of Jair Bolsonaro in the 2018 presidential campaign author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Media & Jornalismo

Print version ISSN 1645-5681On-line version ISSN 2183-5462

Abstract

NOVAIS, Rui Alexandre. Na linha de fogo: A adversatividade do jornalismo de investigação português na cobertura do populismo de extrema-direita. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.40, pp.301-318.  Epub June 30, 2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_15.

Mediante uma incursão na área inexplorada do nível de adversatividade da reportagem de investigação sobre o populismo de extrema-direita este estudo visa identificar os tipos de críticas presentes na cobertura noticiosa e determinar quais dessas críticas correspondem à iniciativa jornalística. Recorrendo a um método misto que combina a análise de conteúdo e a biografia reconstrutiva, conclui que as dinâmicas mediáticas relacionadas com a iniciativa jornalística e as particularidades da reportagem de investigação explicam tanto a frequência como a severidade das críticas endógenas e exógenas constantes no tratamento noticioso do partido Chega. Para além de originadores da cobertura noticiosa, os repórteres de investigação assumem a liderança na expressão de críticas confirmando tanto a iniciativa jornalística como a faceta adversativa do jornalismo de investigação relativamente ao populismo.

Keywords : jornalismo de investigação; nível de adversatividade na cobertura noticiosa; fontes endógenas e exógenas de críticas; iniciativa jornalística; populismo de extrema-direita em Portugal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )